Inspiração para fazer bonecos de papel machê – parte 1 - - Inspiration for making paper mache dolls – part 1

 




Inspiração para fazer bonecos de papel machê – parte 1

O presépio era como um cenário da cena do nascimento de Jesus.
Recentemente li um manuscrito de uma prima minha, historiadora por sinal, e senti muita vontade de contar um pouco da minha infância, relacionada às artes. Eu passei a minha infância inteira com essa minha prima: a Renata Pistilli Eberhard, e tudo que ela foi contando no seu manuscrito (que um dia vai virar livro, eu creio) eu vivenciei também. Bateu uma baita saudade daqueles tempos...

Nesse “livro”, ela conta nossas experiências de infância e adolescência no Quiririm, uma colônia de italianos localizada em Taubaté, e descreve os costumes dos italianos nesse pequeno distrito: a comida, as festividades e a religiosidade. 
Ao ler o livro, passou com que um filme em minha mente, e muitas tive várias ricas lembranças, algumas delas relacionadas com as artes. Uma delas é a montagem do presépio no período que antecedia o Natal. 
Vou contando aqui aos poucos como essa cultura de montar presépios em minha infância pode ter me inspirado a fazer esses bonecos de papel machê com os personagens bíblicos (continua no próximo “post”). 
____________

Inspiration for making paper mache dolls – part 1

The nativity scene was like a scene from the birth of Jesus.
I recently read a manuscript by a cousin of mine, a historian, and I really wanted to tell a little about my childhood related to the arts. I spent my entire childhood with my cousin Renata Pistilli Eberhard, and everything she said in her manuscript (which will one day become a book, I believe!), I experienced it, too. We really miss those times...

In this "book," she tells about our childhood and adolescence experiences in Quiririm, an Italian colony in Taubaté. She describes the customs of Italians in this small district: food, festivities, and religiosity.
When I read the book, it was like a movie in my mind, and I had many rich memories, some related to the arts. One of them is the assembly of the nativity scene in the period before Christmas.
I will tell you little by little how this culture of setting up nativity scenes in my childhood may have inspired me to make these paper-mâché dolls with biblical characters (continued in the next post).








Comentários