Inspiração para fazer bonecos de papel machê – parte 2 - - Inspiration for making paper mache dolls – part 2


Inspiração para fazer bonecos de papel machê – parte 2

O presépio era como um cenário da cena do nascimento de Jesus. 

No Quiririm, colônia italiana onde eu cresci, o costume de montar presépios nos dias que antecediam o Natal era muito comum. As famílias se preparavam para isso, e levavam a tarefa a sério. Eu tinha uma tia italiana, irmã do meu avô: a tia Jandira, que amava montar presépio. Acho que foi de tanto observar o presépio dela é que aprendi a montar o lá de casa. Claro que o dela era muito maior e com muito mais peças que o meu, mas mesmo assim eu amava o meu! Aliás, me lembrei de um rico detalhe: geralmente, toda criança gosta de ganhar brinquedo de presente de Natal. Eu era tão fã do presépio que eu escolhi um deles como presente de Natal! Fui como minha mãe em Taubaté, interior de São Paulo, para comprar o presépio numa loja bem antiga perto do mercadão municipal, e lá vim eu com uma enorme caixa de papelão cheia de peças do presépio. Que alegria!

Vou contando aqui aos poucos como essa cultura de montar presépios em minha infância pode ter me inspirado a fazer esses bonecos de papel machê com os personagens bíblicos. (continua no próximo “post”).

________

Inspiration for making paper mache dolls – part 2

The nativity scene was like a scene from the birth of Jesus.

In Quiririm, the Italian colony where I grew up, setting up nativity scenes in the days before Christmas was very common. Families prepared for this and took the task seriously. I had an Italian aunt, my grandfather's sister, Aunt Jandira, who loved setting up nativity scenes. It was from watching her nativity scene so much that I learned how to set it up at home. Of course, hers was much more extensive and with many more pieces than mine, but I still loved mine! In fact, I remembered a rich detail: generally, every child likes to receive a toy as a Christmas present. I was such a fan of the nativity scene that I chose one of them as a Christmas present! I went with my mother to Taubaté, in the interior of São Paulo, to buy the nativity scene in an ancient store near the municipal market, and there I came with a giant cardboard box full of nativity scene pieces. What a joy!

I will tell you little by little how this culture of setting up nativity scenes in my childhood may have inspired me to make these paper-mâché dolls with biblical characters. (continues in the next post).

Comentários